“Um novo e positivo desafio”
É chegado o momento da passagem de nossos alunos de berçário II para o mini-maternal e gostaríamos de esclarecer os princípios deste trabalho, bem como as alterações na rotina da criança que se farão.
O grupo de mini-maternal é destinado às crianças na fase de 02 anos. Este grupo é acompanhado por uma educadora, com formação na área pedagógica e responsável pelo desenvolvimento das atividades de estimulação previstas pelo programa de estimulação direcionado a este nível.
Cada grupo conta com o apoio de uma auxiliar de sala e cuidados, com curso de berçarista escolar e outros de recreação, responsável pelos cuidados de higiene, alimentação e auxilio a rotina.
Nesta fase as crianças passarão a circular pelos ambientes da escola de acordo com a programação semanal de atividades, desenvolvendo as temáticas e habilidades indicadas pelo programa de estimulação deste nível. As refeições ocorrem no refeitório coletivo sob apoio das educadoras e auxiliares onde a criança é incentivada a se alimentar sozinha, utilizando colher e tomando líquidos em copos descartáveis. O cardápio do mini-maternal é diferenciado daquele oferecido no berçário.
Apartir dessa fase o banho é oferecido somente aos alunos de permanência em período integral e intermediário e tem como objetivo proporcionar bem estar à criança que permanece um horário maior conosco. Após o banho, o aluno retorna normalmente às atividades preservando-se toda a oportunidade de estadia da criança na escola para a estimulação pedagógica.
O mini-maternal é uma fase intermediária entre o berçário e o maternal, pois a condição central é o processo de desenvolvimento, rotina, ritmo, linguagem e socialização, que tem um tempo diferenciado e especifico, pois as estruturas neurológicas e emocionais estão sendo construídas, e é certo que uma boa e sólida base oferecerá melhor sustentação aos futuros desafios escolares.
Uma nova descoberta
Seu filho entrará em uma nova fase, que chamamos de mini-maternal. É uma fase posterior ao berçário que propicia novos aprendizados, muitas novidades e descobertas.
Durante este período incentivamos muito a independência da criança, como comer sozinha, lavar as mãos, ir abandonando o hábito da chupeta e etc. E é muito importante o apoio e a continuidade desse trabalho pela família.
As atividades terão um enfoque voltado à socialização, ao desenvolvimento da linguagem e às condutas psicomotoras.
O ritmo destas atividades procura privilegiar o brincar e as vivências em grupo. Neste momento de convivência coletiva iniciam-se as disputas por brinquedos, objetos e atenção, sendo comum elas se fazerem através de mordidas e empurrões, que serão superados gradativamente mediante o trabalho diário da educadora, amadurecimento emocional da criança e ganho da linguagem verbal. Intensificaremos os trabalhos em papel, com utilização de vários materiais como tinta, rolos, pincéis, colas, palitos, tecido, canudos, botões e alguns outros que despertam o interesse das crianças.
Estaremos sempre respeitando a individualidade e o ritmo de cada criança e acompanharemos com muito carinho e entusiasmo este período do desenvolvimento infantil.
Contamos com o apoio, a compreensão e a colaboração dos pais, indispensáveis para a adaptação com êxito desta fase.
Características das crianças de 02 a 03 anos (idade da fantasia)
Motor
Domina progressivamente seu corpo: anda com facilidade, pula sozinha com os dois pés, corre, rola, marcha, dança, chuta, sobe e desce, salta pequenos obstáculos.
É capaz de andar de velocípede.
Com sua colher come sozinho e com certa destreza.
Controla melhor os movimentos ao construir uma torre. Prefere essa ação a de encaixe.
Gosta de amassar papéis ou rasgá-los.
Gosta de espaço amplo / diversos.
Cada um no seu ritmo.
Cognitivo
Ao desenhar explora o prazer de rabiscar para cima e para baixo, para um lado e outro, às vezes chegando a formas fechadas.
A capacidade de memória e concentração parte do primitivo a duração de 05/10 minutos.
É capaz de notar a diferença entre forma, tamanho, cor, cheiro, sabor de coisas de sua rotina.
Começa a planejar seus atos.
Reconhece as principais partes do seu corpo e expressões faciais evidentes (alegria, tristeza, susto, zanga).
Identifica as cores primárias e o verde.
É capaz de compor um quebra-cabeça de 02/03 partes.
Começa a prever a conseqüência de suas ações.
Emocional
Adquiri o controle esfincteriano.
Começa a deixar de levar objetos à boca, mas sua referência oral ainda é forte, e algumas vezes se expressa em mordidas.
Não domina suas emoções: se está com raiva bate, grita, morde, se está alegre ri e brinca.
Crises de birras são comuns.
Passa com facilidade do choro ao riso, da birra à obediência.
Necessita e procura chamar a atenção do adulto sobre si o tempo todo. Seu egocentrismo é ainda acentuado.
Apresenta sinais de independência.
Social
Ressente-se do afastamento da mãe ou educadora.
Relação com adulto é de dependência, carência e afeto.
Gosta da companhia de outras crianças apesar de ter dificuldade em dividir, emprestar ou compartilhar objetos.
Linguagem
Pergunta o nome de tudo o que repete tudo e que ouve.
É capaz de construir frases curtas e simples como, "dá a bola", "eu quero".
Imita gestos e palavras (ou parte delas) em uma música ou história.
Usa as palavras “não” e “é meu” com freqüência.
Gosta de ouvir e prestar atenção a pequenas histórias.
É capaz de nomear os fenômenos naturais: claro (dia), escuro (noite), chuva.