1ª Feira de Artes do Max




A escola do Max procura sempre propiciar a seus alunos, tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental, diversas atividades que busquem estimular o conhecimento, a expressão de ideias e o exercício da criatividade.

Sendo assim, no mês de maio tivemos nossa primeira edição da Feira de Artes, fruto do trabalho desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental (Regular e Integral), através dos estudos e das oficinas sob a orientação dos professores Eros Secchi e Ana Caroline. Neste caso, os meios de expressão artística foram o desenho, a pintura e a escultura.

As turmas do Fundamental II 6°, 7° e 8° anos – tiveram como ponto de partida um breve estudo sobre a obra de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), “Monalisa” (1503 – 1506). A partir de leituras interpretativas e apreciação de imagem, os alunos produziram suas obras, entre releituras e “recriações”. Através do desenho e da pintura (aquarela, guache e técnica mista).

Com relação à turma do 5° ano, a obra estudada foi “O Grito” (1893), do pintor expressionista Edvard Munch (1863 – 1944), com um processo criativo desenvolvido de forma similar as turmas do Fundamental II.

Para as outras turmas do Ensino Fundamental – do 1° ao 4° ano – o processo de mediação, embora um pouco mais aberto quanto às possibilidades de temáticas de representação, não foi menos contextualizado. Reproduções de obras de artistas (principalmente nacionais), fotos de lugares exóticos, imagens do universo dos quadrinhos como mangá, foram alguns temas sugeridos para que os alunos explorassem seus elementos para a criação de suas composições visuais. Releituras e “recriações” de obras de artistas como Tarsila do Amaral, Aldemir Martins e Romero Brito, além de paisagens, retratos, natureza mortas, entre outros, são agora mostrados em profusão por esses “Jovens Artistas”, através do desenho, da pintura e da escultura.

A turma do Integral pode explorar diversos suportes e técnicas para desenho, pintura e escultura.

Os pais, parentes e amigos desfrutaram e apreciaram o trabalho dessa turma especial de pequenos grandes artistas.

Professor Eros Secchi