Alunos do 2º ano aprendem sobre os principais pintores brasileiros e expõem suas próprias obras de artes

A turma do 2º ano chegou com toda a empolgação nesse ano e decidiu conhecer mais a fundo os pintores brasileiros.

Muito curiosos, os alunos prepararam um mapa com questões sobre os materiais utilizados para pintura, as diferentes técnicas e os principais pintores do Brasil.

Para isso, leram e interpretaram biografias e textos informativos, além de produzirem fichas sobre os pintores mais conhecidos, desenvolvendo a habilidade da leitura, escrita e identificação das diferenças entre a estrutura textual desses gêneros.

Ao estudarem sobre as diferenças entre as pinturas de antigamente e atuais, os alunos puderam viajar no tempo e conheceram a história da humanidade, pinturas rupestres e início da comunicação, percebendo que a pintura é uma forma de se expressar, de se comunicar com o mundo.

A turma também “viajou” pelo mundo, conhecendo pintores de diferentes lugares, assim pode descobrir a localização de alguns países, bem como os continentes onde se localizam.

Ao final das pesquisas, os alunos apresentaram diversas ideias para concluir o projeto. Depois de discutirem e argumentarem a favor de seus pontos de vista decidiram fazer uma exposição com quadros pintados por eles mesmos, baseados em técnicas vistas durante as pesquisas.

Inicialmente, foi preciso cotar preços de telas para a compra, o que exigiu da turminha grande habilidade em operações com o sistema monetário. Além disso, foi preciso decidir o tamanho das telas para que coubessem na sala de aula, o que permitiu o estudo das unidades de medida de comprimento, bem como o cálculo da área.

Com a decisão tomada, os alunos prepararam uma venda para arrecadar o dinheiro necessário para a compra das telas. Com o calor do verão, logo veio a ideia da venda de milk shake. Para isso, os alunos precisaram conhecer as unidades de medida de capacidade, além de dominarem os cálculos para investimento e preço do produto, garantindo o lucro necessário para seu empreendimento. Também foi possível trabalhar com a estrutura do texto instrucional e sua função.

Com o dinheiro em mãos, a turma comprou as telas e confeccionou os quadros, com desenhos de sua própria autoria, além de elaborar as fichas informativas dos autores que serviram como inspiração para suas obras. Também foi preciso criar os convites, separando as turmas para visitação, além de preparar textos informativos sobre os pintores pesquisados.

Após duas vendas e muito aprendizado, a turminha preparou sua exposição com muito cuidado e capricho, pendurando os quadros e atendendo a todos os visitantes com explicações sobre as pinturas feitas e os grandes autores brasileiros.

Satisfeitos e orgulhosos de seus trabalhos, os alunos fecharam com chave de ouro o projeto “Pintores Brasileiros” e já se preparam para arrasar no próximo.

Confira as fotos!