Para concluir o projeto sobre diamantes, as crianças do E. Max 1 resolveram visitar um museu onde possam encontrar diamantes. Mas, para isso, os alunos precisam conseguir o dinheiro necessário para viabilizar o passeio.
A turma resolveu, para isso, vender pães de queijo e chocolate quente. Foi preciso então somar os valores necessários para o passeio para poderem calcular quanto deveriam vender e quanto deveriam cobrar por cada produto vendido.
Mas isso foi apenas o começo do uso da matemática. Na hora de fazer o pão de queijo, as crianças se depararam com uma questão interessante: como conseguir fazer a maior quantidade de pães de queijo possível em uma menor quantidade de tempo? Para isso, chegaram à conclusão de que seria necessário arranjar os pães na forma de forma organizada para que assim coubesse mais.
Como arranjá-los? Montando fileiras de 3 pães, as crianças preencheram a forma e puderam perceber que, a cada nova fileira, tinham um número total múltiplo de três. Assim, ficou fácil perceber no concreto o significado da multiplicação e montar a tabela de tabuada. Depois as crianças ainda tentaram montar fileiras de 4 pães de queijo, calculando a tabuada do 4.
O aprendizado, dessa forma, surgiu através da necessidade das crianças em maximizar a sua produção. Assim, não foi a professora quem disse que o assunto era importante: as crianças descobriram sozinhas como a matemática e, nesse caso, a multiplicação são importantes.