Sem lição de casa

As crianças que estudam através do vivencionismo não sentem que educação é algo chato e entediante e, por isso, sentem prazer em desenvolver o que aprendem e até mesmo em continuar em casa o que começaram na escola.

Isso acontece mesmo com o fato de a escola vivencionista não passar lição de casa. É comum que alunos cheguem à escola e mostrem ao professor diversas atividades que desenvolveram em casa: desde textos escritos por ele à pesquisas que eles mesmos desenvolveram.

O aluno João Neto, por exemplo, está desenvolvendo em casa um livro de contos, o que mostra que ele desenvolveu um enorme gosto pela leitura e pela escrita. Abaixo, um exemplo de seus contos, reproduzido exatamente como foi escrito por ele:

PEROLA

Era uma vez uma cachorra chamada Perola um dia ela fugiu de casa mas no dia seguinte ela andou pelas ruas de São Carlos muito tempo se passou e a dona notou que a Cachorra tinha desaparesido ela gritou aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa rã rã rã eu vouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu procurar então ela saiu e no dia seguinte ela achou a perola fim