Aula vivencionista de música

A metodologia vivencionista não se limita a certas áreas da educação. A fim de que o ensino de música na Escola do Max esteja alinhado aos princípios básicos do vivencionismo, especialmente no que se refere a alegria em aprender e viver, projetos vivencionistas estão sendo desenvolvidos também durante as aulas de música.

As crianças do E. Max 3 e 4 estão estudando sobre música barroca com o professor Marcos Araujo, com o foco do projeto no músico Johann Sebastian Bach e seu interprete brasileiro João Carlos Martins.

As crianças chegaram a esse tema após assistirem ao final de uma novela em que o músico João Carlos Martins regeu uma orquestra. Impressionadas com a performance, os alunos decidiram que esse seria o tema de seu projeto.

O professor está desenvolvendo o conhecimento da história da música, reconhecimento auditivo do repertório barroco e dos instrumentos musicais utilizados.

Como conclusão, as crianças já decidiram que querem desenvolver a sua própria peça barroca, com a participação do professor e do músico João Carlos Martins.

Ao mesmo tempo, a turma E. Max 1 está desenvolvendo um projeto sobre história da música. Nesta quinta-feira, 12, o professor trouxe um trompete para a sala de aula e o apresentou aos alunos. Durante as aulas de música, os alunos conhecerão, além da história da música, diversos instrumentos musicais para que assim possam ampliar o seu conhecimento e levar os seus interesses para além dos mais comuns.

Confira no vídeo uma parte da aula, em que alguns alunos quiseram testar o trompete.

Este vídeo não estará disponivel em buscas no Youtube, podendo ser acessado somente através do link neste post.