A turminha do E5MA escolheu o tema “Guerras Antigas” para iniciar o segundo semestre. E para quem pensa que o tema guerra envolveria violência, se espantará com tantas discussões que a turminha levantou em suas pesquisas.
Passando pelas sociedades grega e romana antigas, os alunos conheceram guerras para conquista de territórios e puderam entrar em contato com a história, a cultura e a expansão de duas civilizações importantíssimas para o surgimento das civilizações modernas. A turma pesquisou também as grandes Guerras Mundiais e pode discutir assuntos polêmicos, como segregação política e social, distribuição de riquezas e relações de poder. Desse modo, foi possível desenvolver conceitos de Geografia ligados á localização de continentes, países e cidades, a história das grandes civilizações da Antiguidade e da Idade Média e até mesmo a expansão territorial e os impactos ambientais causados pela ocupação humana desenfreada.
Durante o estudo da civilização romana, os alunos conheceram os gladiadores e sua história de escravidão e prestação de serviços ao imperador. A partir daí, pesquisaram sobre as lutas e decidiram a conclusão: remontar o Coliseu e reviver as batalhas de gladiadores.
Para isso, os alunos leram muitos textos e assistiram a um documentário que recriou o Coliseu por dentro. Desse modo, puderam planejar com mais realidade a arena dos combates e toda a estrutura do anfiteatro.
Assim, iniciou-se a fase empreendedora do projeto. Um momento muito divertido, porém cheio de trabalho. O primeiro desafio foi pensar em como montar uma estrutura gigantesca como o Coliseu dentro de sala. Logo, a turma teve a ideia de juntar caixas de leite e com ela fazer blocos como tijolos para a montagem. Em seguida, foi o momento de projetar a estrutura, calculando as medidas das paredes e da área que será usada para os combates. Desse modo, os alunos desenvolveram conceitos como unidades de medida de comprimento e superfície, trabalhando as ideias de perímetro e área.
A turminha também precisou calcular o custo dessa atividade, já que concluiu que seria necessário comprar tecidos para fazer as roupas do imperador, da imperatriz e dos vendedores, além de papelão e vassouras para armaduras, armas, escudos e elmos dos gladiadores. Para isso, pesquisaram o preço desses materiais em diversos sites, calculando qual seria mais rentável. Com isso, a turminha trabalhou a fundo o sistema monetário e suas operações.
Com o material em mãos, os alunos deram início à confecção das armaduras, espadas, elmos e escudos, todos personalizados de açodo com cada lutador. O empenho e o capricho de todos ficou visível em cada detalhe dos armamentos.
A turminha também preparou com todo o cuidado os textos explicativos da apresentação, além de redigir a autorização para a coordenação, solicitando o uso da sala por dois dias, a fim de montar a estrutura, desenvolvendo assim a escrita e estruturação textual de diferentes gêneros, além da variação linguística.
Os alunos construíram o Coliseu e os convidados que estiveram presentes no evento, com certeza, jamais se esquecerão dessas batalhas.